quinta-feira, 26 de março de 2009

Ipê Amarelo


Ipê Amarelo


O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, uma das mais bonitas. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.

A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. 

As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.

 As árvores possuem cerca de 30 metros de altura. O tronco é reto ou levemente tortuoso, com 5 a 8 m de altura. Com ramos grossos, tortuosos e compridos, o ipê-amarelo possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas.

As flores, grandes, são de coloração amarelo-ouro. Possuem em média 8X15 cm. Quanto aos frutos, estes possuem forma de cápsula e são secos, lembram uma vagem. Possuem grande quantidade de sementes. As sementes são brilhantes e esbranquiçadas, de coloração marrom. Possuem de 2 a 3 cm de comprimento e são aladas.  

A madeira do Ipê é muito valorizada no mercado. O preço médio do metro cúbico de pranchas de ipê no Estado do Pará, cotado em Julho e Agosto de 2005, foi de R$ 2.000,00.

Fonte: http://www.ipef.br/identificacao/tabebuia.alba.asp

Nenhum comentário: