segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Guiado por Surya, pelos Caminhos da Índia, em busca da Pérola Sagrada



MEU BATUQUE FAZ A VILA MADALENA DESPERTAR, A COMUNIDADE ABRAÇOU
PÉROLA NEGRA O MEU GRANDE AMOR...


O Carnaval está chegando. E eu amo Carnaval! Sempre gostei. O Carnaval faz parte da minha vida desde que me entendo por gente. Quando era criança não perdia, por nada no mundo, às matinées do Clube Pinheiros aqui em São Paulo. Acho que tudo começou quando vencemos, eu e a minha irmã, um concurso de fantasias numa cidade do interior paulista, São José do Rio Preto. Foi aí que o encanto começou. O nome da nossa dupla era: "As Índias Canadenses", minha avó que inventou, o máximo! A fantasia das índias tinha direito à lantejoulas, barriga de fora, cocares legítimos dos índios do Canadá - presente da tia que viajava o mundo todo, botas de couro brancas de cano longo e salto alto. Minha irmã guardou a taça (sim, ganhamos um troféu daqueles bem reluzentes) há até bem pouco tempo, por quase quatro décadas. Durante toda a minha adolescência desfilava, literalmente, na avenida que margeava o rio Paraíba, em Guaratinguetá, cidadezinha encantadora que fica a meio caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. E, Beira Rio, era o nome da minha Escola, embora eu sempre tenha torcido para a rival, a Unidos do Tamandaré, que na época era imbatível. Me esbaldava nas matinées e bailes do Clube Itaguará. Minha primeira paixão, como não poderia deixar de ser, aconteceu num Carnaval em Guará. Inesquecível. Tanto quanto, o suco de limão batido com gelo, o pão de ló, e o riacho que passava no jardim da casa do tio César, que nos acolhia com tanto carinho, todos os anos nessa época. Já providenciei os ingressos deste Carnaval no Sambódromo, e vou assistir, em muito boa companhia, o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo no próximo sábado. Isso porque desisti na última hora de sair na minha, a Pérola Negra, cujo tema deste ano é justamente... a Índia. Faltou coragem. Viajo pra lá em breve, pra isso sou destemida. 

.

6 comentários:

Pituca disse...

Pat, que privilégio pra gente esse blog. Vai ser muito bom poder te ler, vai nos aproximar mais ainda. bj pituca

Lesma de sofá disse...

Menina, cadê uma foto dessas índias canadenses??
bjs

Anônimo disse...

Agora estou com cosquinhas para ir pra India tb!
bjs

Renata disse...

Viu, a Elaine tb quer ver a foto das indias canadenses bjos

Anônimo disse...

Pat, que delícia de texto, e que beleza de Blog! Escrever melhora a vida da gente, traz equilíbrio, paz. Escrevo todo dia, mas não tenho publicado mais ultimamente, por falta de tempo e... de coragem também! Mas isso é assim mesmo, né?
Continue firme. Terás aqui leitora assídua. Beijo grande!Aurea

Anônimo disse...

Quanto ao carnaval me lembro de irmos para Guaratingueta no super carrão do meu pai...foi super divertido né!!!??? bjs parabens pelo blog. Cito